Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O USO DAS TICS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

A Matemática é uma disciplina tradicionalmente associada ao insucesso
e, por isso, a investigação nesta área procura muitas vezes, novos métodos,
novas práticas, novos recursos, que ajudem na obtenção de melhores
resultados.
A apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), no espaço escolar faz resignificar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.

Na realidade, a idéia de fazer uso das tecnologias de informação e comunicação é mais abrangente. O uso das mídias, trabalhadas de forma integrada vêem nortear a inserção dos envolvidos, quaisquer que sejam, no cenário atual, sociedade tecnológica, além de que viabiliza o processo educacional em âmbito escolar, na modalidade presencial e/ou à distância.

Diante desta realidade, o conceito dos recursos didáticos assume um novo papel frente ao surgimento de meios tecnológicos aplicados à educação a partir da prática pedagógica planejada.

Sabemos que as TIC’s estabelecem ligações entre a Matemática e os conteúdos de outras áreas, utilizando-as como elemento interdisciplinar, podemos dinamizar o processo de ensino aprendizagem, viabilizando potencialidades inerente a atuação de um cidadão protagonista na sociedade tecnológica vigente.

Os alunos, juntamente com professores, estando em contato com as TIC,tornam-se investigativos e não apenas receptivos. Eles encontram no computador uma fonte de idéias as quais ocorrem através de seus próprios pensamentos, do diálogo com os colegas, com os professores, com especialistas e com o meio. Começam a observar, refletir e atribuir significado sobre os resultados oferecidos pelo computador, e a construir suas próprias idéias e conclusões.
Enfim, a inserção das TIC quebra vários paradigmas no contexto em que
vivemos. Porém, não se espera que milagres aconteçam, mas almeja-se que a
qualidade de nosso ensino possa melhorar com a introdução delas, fazendo com que as aulas sejam mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário